Educação de Cláudio iniciou a construção de um novo ciclo. Foram desenvolvidas ações como: a reestruturação organizacional, a informatização nas escolas, a instituição de aulas especializadas em educação física, a música, incentivo e capacitação dos professores para a contação de história a partir da Educação Infantil, entre outras.
A administração aumentou os salários e investiu na formação continuada dos educadores como nunca antes, implantou o projeto político pedagógico nas escolas, promoveu a aquisição de material do Grupo Positivo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, promoveu a escolha dos diretores por meio de eleições com participação coletiva da comunidade escolar, assessorou pedagogos do então Departamento Municipal de Educação junto às escolas com estabelecimento de calendário de visitas, criou sala de recurso nas escolas para atendimento à educação especial, ampliou o atendimento de creche, universalizou a educação infantil a partir dos 4 anos, participou das avaliações externas do Estado e da União, ampliou o PROERD (Programa Educacional de Resistências às Drogas) a todas as escolas da rede, construiu o calendário escolar com a participação da comunidade escolar, publicou o Atlas Educacional, a Revista da Educação e o Jornal Informativo – “Projeto Contra Uso de Drogas”, realizou seminários e fóruns educacionais, entre muitas outras ações memoráveis que modernizaram o ensino em Cláudio.
Porém, a grande mudança que fez com que o sistema educacional tornasse o que é hoje, foi a forma conceitual e administrativa de enxergar a educação, transformando o sistema em rede. Ou seja, anteriormente as nove escolas existentes atuavam de forma isolada e independente, no que tange à escolha de políticas pedagógicas. Nas palavras da então Secretária Edna Amorim “A partir do governo do Prefeito Adalberto, iniciou-se um processo de transformação, que levou para as salas de aulas, de todas as escolas municipais, uma única forma de ensinar, democratizando a qualidade do ensino para todos. A transformação do sistema educacional em rede foi um dos alicerces que transformou o ensino público de Cláudio vanguardista.”